Powered By Blogger

sábado, 24 de julho de 2010

O Novo Técnico do Brasil

Da mesma forma que o Dunga, Mano Menezes, o novo treinador da Seleção Brasileira de Futebol, merece todo nosso carinho, apoio e confiança. Também faz parte da escola gaúcha, que já revelou Oswaldo Brandão, Enio Andrade e Luiz Felipe Scolari, além de outros nomes como Celso Roth e Tite. Todos disciplinadores, admiradores do jogo aguerrido, da raça, empenho, garra e do estudo tático. Muitos torcedores de arquibancada, mais radicais, chamam isso de retranqueirismo.

Quem os entende, sabe muito bem que eles jamais menosprezam os craques, mas que observam princípios que asseguram e demonstram que a cautela, tanto quanto a ousadia, também pode ajudar a ganhar partidas de futebol e conquistar importantes títulos.

No Sport Club Corinthians Paulista, desde janeiro de 2008, Mano ajudou o time e o clube, a conquistar a Série B, a dar a volta por cima, recuperar a auto-confiança e retomar o prestígio, arranhado e abalado depois da ida para a Segunda Divisão do Futebol Brasileiro.

Graças à um forte investimento de marketing, que só foi possível com a vinda de Ronaldo Fenômeno, o que viabilizou a contratação de muitos outros ótimos jogadores, pôde também auxiliar o Corinthians a montar uma equipe altamente competitiva para a conquista na mesma temporada 2009, tanto do Campeonato Paulista, quanto da Copa do Brasil. Mesmo assim, parte da torcida do Timão desejava vê-lo de saída, em função da precoce (para muitos) desclassificação na Libertadores 2010.


Parece que não dão a ele nenhum crédito pela ótima campanha no atual Campeonato Brasileiro em disputa. No Brasil, infelizmente, os treinadores contabilizam mais facilmente as razões dos insucessos do que os méritos das conquistas.

Agora, como novo técnico do Brasil, começa importante processo de reformulação e modernização da equipe. Que tenha sorte em sua caminhada e que possa levar a Seleção a jogar um futebol, ao mesmo tempo, mais consciente e competitivo, até a próxima Copa em 2014. Que possa da mesma forma, ajudar torcedores, jogadores e a comissão técnica de nosso principal selecionado, a recuperar sua auto-estima, depois da eliminação sempre traumática em mais uma edição da Copa do Mundo, recentemente realizada na África do Sul.

Ricardo Teixeira, o Presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa do Brasil, queria primeiro, o Felipão, técnico vencedor na campanha do Pentacampeonato na Coréia e no Japão. Mas o treinador, que estava apenas apalavrado com os dirigentes do Palmeiras, fez questão de honrar sua palavra e voltar para o Brasil para apoiar o clube que fêz conquistar a América em 1999.

A segunda opção era Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro com o sempre badalado São Paulo FC. Agora, realizando um bom trabalho no Fluminense do Rio de Janeiro, depois de uma passagem equivocada pela Sociedade Esportiva Palmeiras em 2009. Os dirigentes cariocas foram firmes em defender a valorização de um contrato assinado e o treinador teve de declinar do convite. Então surge Mano Menezes, como uma ótima solução de momento...

Apenas torço para que não seja atingido precocemente pelo sensacionalismo cada vez mais barato e fácil, praticado por certos setores de uma imprensa sectária ou pelo patrulhamento nefasto exercido por torcedores "quase profissionais", radicais e extremados.

Que aos primeiros sinais de um eventual fracasso ou mau resultado, não se lembre que ele não era a primeira opção da maioria da galera ou que se faça estardalhaço desmedido, em função de sua relação com o empresário Carlos Leite, que também gerencia contratações de jogadores em várias equipes do futebol brasileiro.

Para Mano Menezes, digo apenas, boa sorte, bom trabalho e que venham os bons resultados! Sua competência e seriedade são para mim  incontestáveis.

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós. Muito obrigado aos frequentadores pelo entendimento destas normas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário