Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de julho de 2010

O Mago voltou e trouxe com ele a esperança!

O torcedor alviverde está com saudades. Afinal de contas, está carente de poder ver, de novo, um grande time vestindo a camisa que tanto o emociona. Mas, verdade seja dita... Apesar dos maus resultados, a diretoria, tão criticada pelos radicais e sempre inflamados torcedores de arquibancada, totalmente apaixonados e talvez, por isso, incapazes de realizar análises mais centradas, está fazendo a sua parte. Apesar da equipe não ter ainda, um padrão de jogo...

É dificil dizer porque as coisas vão tão mal! Pode parecer loucura afirmar isso, mas parece que forças ocultas conspiram contra o Verdão e sua coletividade. A solução, acredito, deva ser a união...

Da diretoria, fora de campo, dos torcedores, nas arquibancadas e dos jogadores, no campo de jogo. A imprensa (pelo menos boa parte dela) parece que abandonou o Palmeiras faz tempo. Dentro do seu pragmatismo de análises, como os bons resultados não vêm, sapeca críticas e mais críticas. Ajuda a aumentar a "panela de pressão" dos passionais. Nada está bom! E alguns são bastante sádicos, afirmando... E nada vai ficar bom! Parece até má vontade ou outra coisa que eu não quero nem dizer... O mundo do futebol tem sido cada vez mais, recheado de muito cinismo... Lembrem-se de quem são, as pessoas que compoem a oposição dentro do clube, e que parecem atender melhor aos interesses de quem está fora dele! Muitas das instituições que são adversárias...

O Presidente Luiz Gonzaga Belluzzo trabalha, desde que assumiu, para fazer um Palmeiras mais forte. E como afirmou recentemente, quer montar um time que dê gosto a torcida. Uma equipe que possa disputar títulos e amadurecer na busca pelas conquistas. Suas atitudes e intenções, desde o começo, sempre foram a de modernizar e valorizar o time e o clube.

O início da tão necessária reforma do estádio do Palmeiras, começa com suas conversações e lutas, por um acordo com a W Torre. Uma obra que atualmente interessa diretamente ao Comitê Organizador da Copa do Mundo do Brasil em 2014. Irá praticamente duplicar o tamanho do Palestra Itália.

Seguidamente, desde que assumiram seus cargos e funções, Belluzzo e o seu Vice-presidente, também Diretor de Futebol, Gilberto Cipullo, (aliás os mesmos que lutaram na década de noventa pela viabilização do então inovador acordo de co-gestão com a Parmalat. Acordo este, que interrompeu um jejum de títulos de 16 anos) investiram para que o Palmeiras pudesse ter a melhor equipe possível.
Num primeiro momento, mantiveram o treinador Vanderlei Luxemburgo, para muitos, um dos melhores técnicos do Brasil. Campeão Paulista de 2008, interrompendo um segundo jejum de titulos, da mesma forma que havia feito em 1993. No mesmo ano, porém, a parceria com a Traffic, acabou sendo responsável pelo desmanche de um time campeão, durante a competição do Campeonato Brasileiro. Fato semelhante ao que aconteceu com o Corinthians, um ano depois, durante a disputa do Brasileiro 2009.

O insucesso na Libertadores 2009 e uma indisposição, quando da negociação do atacante Keirrisson, provocou a precipitada saída do treinador campeão e para mim, foi este, um dos poucos e graves erros do Presidente Belluzzo. O outro foi criticar dura e publicamente o árbitro Carlos Eugênio Simon, depois dele ter prejudicado gravemente a equipe, quando anulou um gol "legal" do atacante Obina, em partida contra o Fluminense do Rio. Dizem que dirigente brasileiro bom, não esbraveja com problemas de arbitragem, quase sempre frágeis; age na surdina, quando tem que agir... É que o Belluzzo, pessoa de caráter, não sabe ser hipócrita!

A aposta em Muricy Ramalho, infelizmente, também se mostrou infrutífera e amarga demais! O time definhou na Campanha do Brasileirão 2009 e perdeu até a tão sonhada vaga para a Libertadores deste ano. Depois de um começo de temporada difícil e da vinda de Antonio Carlos Zago, chegou a hora de apostar no melhor do Brasil: Luiz Felipe Scolari. Pretendido por Ricardo Teixeira para a Copa de 2014.

A equipe perdeu em questão de meses, o atacante Vagner Love e o meia-armador Diego Souza (desgastados com os políticos torcedores da Turma do Amendoim, que sempre fizeram mais mal do que bem); e o meia-armador Cleiton Xavier, em surpreendente negociação da Traffic com o futebol do exterior. Mas, além do técnico campeão na Campanha do Penta com a Seleção Brasileira, e da Libertadores 1999, com o Verdão, Belluzzo e sua diretoria, trouxeram também o artilheiro Kleber, identificado como Eterno Gladiador da Torcida do Verdão.

E agora trouxeram o craque Valdívia, o meia-armador que dribla em espaços reduzidos e é capaz de desarticular com poucos lances, as defesas adversárias. Um verdadeiro mago da bola... E que além de tudo, tem ótimo restrospecto nos clássicos contra os principais adversários: Corinthians e São Paulo. Acredito que será um importante reforço, atuando ao lado de Kleber, Ewerton e Lincoln. Será que a atual diretoria não está mesmo trabalhando bem? É necessário tempo para a formação de uma equipe vencedora... Mas será que a imprensa e os torcedores mais radicais darão este tempo? Só o futuro dirá.

Confira, no link abaixo, o jogo em que Valdívia mata a defesa do São Paulo, em pleno Palestra Itália, e deixa o caminho livre para o Verdão campeão:

Palmeiras 2 x 0 São Paulo (Paulistão 2008)

O importante é que o Mago voltou. E com ele, a esperança de tempos melhores e de jogadas mais bonitas. Uma esperança, que aliás, segundo dizem, é verde!

2 comentários:

  1. O Palmeiras precisa mesmo de modernização. E sua torcida tem que entender que jogador de futebol em termos de contabilidade é um dos passivos mais importantes do clube. Não pode agredir funcionário quando as coisas não vão bem. O ingresso pago dá direito a reclamação organizada. E por aí fica. É uma pena que o futebol esteja virando um comércio. Quem tem mais dinheiro ou poder político, ganha mais.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de ver o Mago em campo novamente. Jogando pelo Palmeiras, é claro. Parabéns pelo blog. Beijos. Marina

    ResponderExcluir