Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Estão de volta as emoções do Campeonato Brasileiro 2010

Depois da interrupção da Copa do Mundo da África 2010, retomamos nossa atenção com a principal competição de futebol do Brasil: o campeonato da Série A do país. Faltam agora 29 rodadas para que possamos conhecer o clube campeão da edição do torneio deste ano. O Corinthians, de São Paulo, do Presidente Andrés Sanchez, amigo próximo do Presidente da CBF, Ricardo Teixeira (e que quer de toda forma, a construção do novo estádio do Piritubão para a Copa de 2014), segue na liderança, agora acompanhado de perto pelo surpreendente Fluminense do Rio de Janeiro.

Verdade seja dita, se o alvinegro de Parque São Jorge, não mostra ainda um futebol de empolgar, tem pelo menos mantido a sequencia de bons resultados dentro e fora de casa, em um campeonato difícil, onde a regularidade é o pré-requisito mais importante. Mano Menezes mantém inteligentemente a base da equipe montada para a disputa da Taça Libertadores, reforçada pela habilidade do ótimo meia armador Bruno César, que mais uma vez brilhou em campo neste domingo (18/07/2010) atuando muito bem e marcando um gol importante contra o Atlético Mineiro de Vanderley Luxemburgo. Trata-se de uma equipe que evolui mais depressa que os rivais em busca da consolidação de um verdadeiro padrão de jogo, fundamental em suas pretensões de título e de classificação para o próxima edição do principal torneio Sulamericano.

São Paulo e Palmeiras (agora liderado pelo Luiz Felipe Scolari, o treinador preferido para substituir Dunga no comando da Seleção Brasileira) perderam pontos que poderão fazer muita falta, jogando fora de casa, atuando diante dos sempre perigosos Vitória da Bahia e Avaí de Santa Catarina. Os dois times estão longe de demonstrar o entrosamento e a performance que seus torcedores mais apaixonados gostariam.

E o Santos da nova geração de Meninos da Vila, sensação do primeiro semestre, parece que desandou de vez, diante da excessiva badalação em cima de jogadores de pouca maturidade como Neymar, André e Paulo Henrique Ganso. Mesmo a volta de Robinho não foi suficiente para evitar a segunda derrota consecutiva e dar ânimo aos companheiros que sucumbiram em casa, diante do esforçado e guerreiro Fluminense, dirigido pelo sempre determinado e excelente Muricy Ramalho.

Apesar de Cruzeiro e Internacional de Porto Alegre terem também vencido os seus jogos, ainda é muito cedo para identificar melhorias significativas em suas performances. Na minha opinião, apenas o Grêmio de Futebol Portoalegrense precisa retomar sua atenção. Ao persistir em sua caminhada de declínio, torna-se um precoce candidato ao rebaixamento num dos torneios de futebol mais difíceis do planeta.

A lamentar, apenas a falta de padronização de critérios, a visível arrogância, e os contínuos erros de uma arbitragem que ao meu ver não demonstra capacidade para apitar partidas em local nenhum do planeta! Além de contribuir e sempre negativamente com o desenrolar da competição e a consolidação de seu resultado final, tanto no que diz respeito ao rebaixamento de equipes, a classificação dos clubes para os principais torneios internacionais do continente e o apontamento de seu campeão. Muito triste mesmo! A pior qualidade e safra de juizes da história!

Mas, vamos que vamos, porque a emoção está apenas começando! Tomara que seja mesmo, um excelente campeonato de futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário