Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Puro talento... Pura magia...

Futebol-arte. Um conceito que não pode e não deve nunca ser esquecido. Deveria ser incorporado ao conceito do futebol de competição. Sempre com humildade e com a cabeça no lugar. Faço parte da geração que torceu, vibrou, se emocionou com a Seleção Brasileira de Futebol de Telê Santana, para sempre nosso querido MESTRE, um selecionado pra lá de "permanente", na prática e na memória. No mundo do futebol não existe saudosismo e sim, eterna reverência aos melhores com a bola nos pés...

Um time, uma seleção, uma equipe que desfilava magia, talento, habilidade e vontade de jogar bola sempre pra frente, no ataque, e em cima dos adversários. Talvez, os responsáveis pela maior demonstração de futebol-arte da história das Copas. Ironicamente, não ganharam nada nos gramados da Espanha, e acabaram por chorar no Sarriá, mas conquistaram a todos que os viram atuar, são lembrados e cultuados até hoje! Fenômenos do futebol de todos os tempos!

Em 1982, os craques que pareciam remanescentes da geração de Deuses do Futebol dos anos 70, encantaram o planeta. "Pareciam", pois como bem lembrou Armando Nogueira, em texto após a eliminação do Brasil de Telê, naquela época, "são craques, mas não são deuses".

Zico, Falcão, Sócrates, Júnior, Éder, Leandro, Serginho, Cerezo, Luizinho, Oscar, Valdir Peres... O Brasil de 1982...  A maioria deles, "gênios" com a bola nos pés. Jogadores rápidos, habilidosos e inteligentes, capazes de antever jogadas e de concluí-las sempre com pura magia, com puro talento... Não vamos aqui discutir, se no final faltou disciplina tática, ou não... O espetáculo foi apresentado com qualidade e com alegria, valores inerentes da cultura do jogo em nosso país.

Os atletas anteriormente citados, fizeram 15 gols em cinco adversários... União Soviética, Itália, Escócia, Nova Zelândia e Argentina.



Clique no link acima e viaje de novo aos tempos em que a magia e o encanto do futebol-arte, maravilhavam o planeta! Conheça um time que se tornou referência... De futebol bem jogado, bem pensado... Futebol de espetáculo, futebol de encanto... Futebol de magia! Não hei de te esquecer, jamais... Muito obrigado, Telê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário