Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de junho de 2010

O apito eletrônico e a moral do futebol

Acredito ainda que eu vá viver até que a International Board (organismo que regulamenta as regras do futebol) e a FIFA revejam seus conceitos. Os erros de arbitragem têm sido cada vez mais injustos. Eles passam até a perigosa ideia de que esta ou aquela equipe possam ter a predileção e o favoritismo por parte dos "donos do jogo". Eles prejudicam a boa moral do esporte e começam a prejudicar sua imagem, internacionalmente. A não ser que a imagem desejada, que deve ser passada, seja esta mesma...

A de que, o ideal é que este ou aquele time, sejam mesmo sempre "prejudicados", que a polêmica tem que fazer parte do jogo e de que o futebol é uma prática esportiva de malandros ou "espertos". De que os jogadores tem que ingressar no gramado e tentar ludibriar (enganar) os árbitros a todo o momento. E olhe que eles são mesmo ludibriáveis... Lembram da "mano de Dios"? Tudo muito lamentável. Contraria os mais genuínos valores dos esportes, de um modo geral.

Os ditos especialistas do esporte insistem de que não há "erro de direito", quando os árbitros erram,  porque não há a intencionalidade ou melhor, a intenção de errar. Será que não há mesmo? Dois lances de partidas importantes, disputadas pela etapa das oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul 2010, neste último domingo, 27 de junho, deixam sérias dúvidas com relação aos "erros". É impossível que não tenham abalado psicologicamente as equipes prejudicadas pelas más interpretações.

O gol de Frank Lampard, não validado, que prejudicou seriamente os ingleses contra os alemães. Torço para que a Inglaterra desempenhe toda a sua força política nos bastidores do jogo.  Clique no link abaixo, veja o lance e tire suas conclusões:


O primeiro gol marcado por Carlito Tevez (validado) em total impedimento, que predudicou seriamente os mexicanos contra os argentinos. Acredito mesmo que tenha sido um lance mais fácil de ser notado e que o bandeirinha só não marcou o tal do impedimento porque não quis. É quase impossível que não tenha visto bem a jogada. Clique no link abaixo, veja o lance e tire suas próprias conclusões:

Os melhores momentos de Argentina 3 x 1 México

Espero que um dia, deixemos todos (imprensa especializada e torcedores) de banalizar e diminuir o efeito que estes erros possam a vir a ter nas partidas em que acontecem. Toda a dinâmica de jogo do que acontece depois que eles ocorrem é gravemente perturbada.

O que adianta se ter um aparato tecnológico fantástico, à disposição (mais de 30 câmeras com replay), se a cultura do jogo não vier a ser mudada? O apito eletrônico precisa ser adotado, a favor, e em defesa do bem do esporte chamado futebol. Para isso, os árbitros teriam que ser mais humildes e menos arrogantes sobre os seus erros. E os torcedores, mais civilizados... A não ser que o seu lado negócio, tenha se agigantado tanto, que não permita mesmo, e nunca, nenhuma modificação...

Apito eletrônico já! Por um futebol mais limpo e transparente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário