Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Festa do Centenário

Não é todo dia, que uma grande e tradicional equipe do futebol do Brasil celebra o seu centenário! Neste 1º de setembro de 2010, nossas emoções e parabéns se destinam ao glorioso Sport Club Corinthians Paulista, um gigante nos corações de todos os seus torcedores, espalhados de norte a sul do país.

O Timão, como é chamado carinhosamente por sua Fiel torcida, tem milhões e milhões de apaixonados seguidores, que sofrem, vibram e festejam, sempre como se fossem parte de uma nação à parte.

Neste momento de festividades e de celebrações, vamos todos juntos lembrar alguns dos grandes momentos que fazem da paixão pelo Corinthians, uma maravilhosa exclusividade, apenas para quem acompanha a sua história de glórias.

A Fundação

 O Sport Club Corinthians Paulista é um clube esportivo desde as suas origens. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de trabalhadores operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil, neste período histórico. Corinthian em inglês vem de "corintios", o nome de um antigo povo da Grécia!

A ideia inicial era de fundar um novo time para jogar no futebol de várzea, já que a Liga Paulista da época era disputada apenas por equipes da elite. Graças a uma dissidência entre os clubes aristocráticos da antiga Liga Paulista de Foot-Ball, o Corinthians disputou uma seletiva classificatória para o torneio dessa entidade, que era o mais importante a época.

Assim, somente em 1913 o clube jogaria pela primeira vez o Campeonato Paulista. A origem humilde do Corinthians refletiu-se em alguns de seus apelidos, como clube dos operários ou time do povo. Foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para jogadores pobres. Foi também o segundo clube do futebol brasileiro - o primeiro foi o Bangu do Rio - a aceitar atletas negros no time.

Embora o clube tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, como remo, basquete, natação, vôlei, tênis, taekwondo, futsal, judô, peteca e handebol, suas principais conquistas e o seu reconhecimento foram alcançados pelo futebol profissional. Foi o primeiro clube a ganhar o Mundial de Clubes da FIFA, e o único a conquistar o título em casa, no Brasil, em 2000. Possui também quatro títulos do Campeonato Brasileiro (1990, 1998, 1999 e 2005), três da Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009), 26 do Campeonato Paulista - sendo deste último o maior recordista de conquistas no Estado e é o único clube três vezes tricampeão do torneio - e cinco do Torneio Rio-São Paulo (1950-1953-1954-1966-2002).

O Quarto Centenário

Após um periodo sem grandes êxitos futebolísticos, o clube renovou sua equipe para a década de 1950. O resultado foi que o Corinthians viveria um de suas épocas mais gloriosos em todos os tempos.

Jovens formados nas "categorias de base" do Corinthians, como Luizinho, Cabeção, Roberto Belangero e Idário, juntaram-se a jogadores como Baltazar, Cláudio e Gilmar, que formaram um dos melhores times da história corintiana. Essa equipe foi campeão do Campeonato Paulista (1951 e 1952), do Torneio Rio-São Paulo (1950, 1952 e 1953) e da Pequena Taça do Mundo (1953, primeiro título internacional do clube).

Em 1954, o Campeonato Paulista daquela temporada despertou grande interesse em todos os clubes e torcedores, porque se comemorava o IV Centenário da Fundação da cidade de São Paulo (400 anos). Para época, era considerado o título paulista mais importante da história. Um empate contra o Palmeiras garantiu a conquita de um dos títulos mais importantes da história alvinegra, que coroou a geração vitoriosa dos anos cinquenta. A década de 1950 marcou ainda internacionalmente o clube. Entre 1951 e 1959, o Corinthians disputou 64 partidas contra equipes estrangeiras, com 47 vitórias, dez empates e apenas sete derrotas. Ficou invicto por 32 jogos, de 1952 e 1954.

No final da década de 1950, assumiu a presidência do clube por voto direto dos associados Vicente Matheus, um dos mais carismáticos dirigentes da história do clube. Matheus comandou o Corinthians durante oito mandatos. Nunca anteriormente, nenhum dirigente havia amado tanto o clube. Vicente Matheus nunca utilizou o sucesso no Timão para conseguir outras formas de força política que não aquela que beneficiasse o Corinthians do seu coração. Várias vezes, recusou-se a concorrer por eleições a cargos públicos.

1977 - A Redenção

O ano de 1977 foi muito especial na história do clube. No começo daquele ano, o presidente corintiano Vicente Matheus trouxe Palhinha, do Cruzeiro, por uma quantia recorde para a época: 7 milhões de cruzeiros.

O jogador tornaria-se um dos ídolos da "Fiel" naquele período. Menos de um ano depois de "invadir" o Maracanã, o Corinthians viveria uma de suas noites mais inesquecíveis em 13 de outubro, com a conquista do Campeonato Paulista, que se tornou um dos títulos mais importantes da história corintiana, pois representava o fim de quase 23 anos sem ganhar competições oficiais. Na última de três partidas, contra a Ponte Preta, o marcante título veio com o vibrante gol de Basílio, no segundo tempo. Quem revê até hoje o lance do gol nas repetições da TV ou nas edições especiais de DVD entende claramente o significado da palavra predestinado!

Para 1978, a diretoria do clube contratou Sócrates, que veio do Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto
para se tornar um dos maiores craques que já passaram pelo Parque São Jorge. Outro que chegava naquele ano ao clube e seria ídolo no Timão era Biro-Biro. Em 1979, o Corinthians voltaria a vencer o Campeonato Paulista contra a mesma Ponte Preta. Foram dois dos três times mais técnicos que vi ostentar a histórica camisa alvinegra. O outro seria o time campeão mundial em 2000.

Ano 2000 - O Mundial

Nos durante as décadas de 1990 e 2000, o clube conquistou a maior sequência de título da sua história. Nos anos 1990, foram três títulos do Campeonato Brasileiro (1990, 1998 e 1999), 3 Campeonatos Paulistas (1995, 1997 e 1999), 1 Copa do Brasil (1995) e 1 Supercopa do Brasil (1991).

Após a virada do milênio, veio a maior conquista do clube: o Mundial de Clubes, em 2000, o primeiro organizado pela FIFA. O final contra o Vasco da Gama foi no Maracanã e o Corinthians venceu nos pênaltis após Edmundo perder a cobrança. Completando as conquistas do novo século, vieram 3 Campeonatos Paulistas (2001, 2003 e 2009), 1 Torneio Rio-São Paulo (2002), 1 Campeonato Brasileiro (2005) e 2 Copas do Brasil (2002 e 2009).

Essa época também conhecida como a das grandes parcerias, onde o clube teve parceiros para a contratação de jogadores. Foram essas do Banco Excel (1995), da Hicks, Muse, Tate & Furst - HTMF (1999) e da Media Sport Investiment - MSI (2005), a última comandada pelo russo Boris Berezovsky, magnata russo exilado em Londres, e tinha como representante no Brasil, o empresário iraniano Kia Joorabchian. Ambos, ao lado de Alberto Dualib (presidente do clube), foram responsáveis por este ciclo de importantes conquistas.

O Futuro

100 anos são mesmo 100 anos!

Cent'anni como bem celebram os descendentes de italianos em todo o mundo! O momento é de magia e felicidade! O futuro, a Deus pertence!

No momento, a luta é pela liderança no atual Campeonato Brasileiro! Pela conquista de mais um título e pela construção do maior estádio particular de São Paulo, em Itaquera, destronando o Morumbi. Uma jogada de mestre do atual presidente do clube, Andres Sanchez! Forte na CBF! Forte na política do clube e forte na FIFA!

Parabéns Corinthians! Parabéns Timão! Parabéns Fiel! Parabéns pela Festa do Centenário!

E agora, os depoimentos de alguns amigos, corintianos do coração que estimo muito e que representam aqui uma parte importante da nação conhecida como "Bando de Loucos":

Paulo César Guida Machado - "Ahh Corinthians... Nasceu como sua origem, em uma esquina, achado por um punhado de trabalhadores. Logo lhe deram um nome, tão lindo vindo de longe, de um parente importante. Não de um time de futebol, mas um time do povo e para o povo, como é a democracia.

Logo menino já era amado por sua então já Fiel Torcida. Quando se deu conta, essa massa fiel já não só torcia por ele, mas era a sua protetora e mandante. O tempo passou e isso virou uma nação, sem limite geográfico sendo que aqueles que nela nascem não precisam de documento. O quesito principal, é o amor de seus patriotas. Amado, odiado, roubado, trapasseado, sobreviveu a doenças que quase o levaram ao fim.

Mas a sua nação sempre na hora H, tomou o controle do Timão, como é chamado carinhosamente...

Todos o querem como arquirrival. Pobres almas... Se enganam... Só um tem esse direito que é dado por nós torcedores. Todos eles sabem quem são. É coisa nossa, briga de rua, ninguém tem nada a ver com isso!

Títulos, conquistas, heróis, temos muito... Alguns nos gozam e dizem até que não temos um título internacional expressivo. Pra quê?

Somos o maior no País do Futebol. As vezes me perguntam o que é ser corintiano. Mas, para isso não existe resposta... Só mesmo sendo para saber".

Fernanda Guarda Ribeiro - "O centenário do Corinthians traz uma linda história de fundação de um dos maiores clubes de futebol do Brasil e no decorrer dela, muitas glórias, que fizeram com que o Corinthians fosse reconhecido também mundialmente. Mas o mais importante nesses 100 anos é comemorar que o Sport Clube Corinthians Paulista está vivo na alma e no coração de milhares de torcedores até hoje, desde 1910. Mesmo após 23 anos sem gritar Campeão, mesmo após ser rebaixado para a segunda divisão do futebol nacional, o amor INCOMENSURÁVEL pelo Corinthians nunca diminuiu, pelo contrário, só aumentou, na maior torcida do país. Você está "Eternamente em nossos corações, Corinthians"!

Fernando Cavalcante de Melo - “Pra mim, o Corinthians é igual a amor de Mãe! Todos os dias, temos prazer de falar que amamos... Não sei o que é isso exatamente, mas é maravilhoso! Já deixei de ir ao casamento de uma prima para ver o Corinthians 1x4 Flamengo! O resultado é apenas um detalhe, mas Graças a DEUS tive o prazer, a partir de 1990, de estar presente em quase todas as partidas finais que decidiam campeonatos! Menos em 2002, na disputa da Copa do Brasil contra o Brasiliense, porque estava hospitalizado! Se isto não é Amor, o que é?  Corinthiano de verdade, não é aquele que ostenta apenas uma camisa... É aquele que torce, torce, acima de tudo, com a alma e  com o coração!.

Aline de Oliveira Souza Almeida - "Ser corintiano é sentir a emoção a flor da pele. Um misto de contrariedades que se chocam e se unem sem uma explicação lógica. Uma mistura de verdades, místicas, alegrias, tristezas, choros, religiosidade, fé, amor, paixão, garra, persistência… Superação sempre. É o time do povo de fé. Assim como diz a canção de Toquinho, “Corinthians do meu coração”:

És grande no esporte bretão,
O passado ilumina tua história.
Ciente de tua missão.
Vitória, vitória, vitória.

Corinthians do meu coração,
Tu és religião de janeiro a janeiro.
Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro.

Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.

Tens a tradição
De um clube tantas vezes campeão.
Pelos teus rivais, temido;
Pela tua FIEL, querido.

Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro.
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.

Anderson Dias - “Pra mim, o Corinthians é algo superior a uma partida de futebol, é um sentimento de justiça e vingança muito parecido com o que o povo brasileiro tem em relação as injustiças sociais.
Parafraseando o grande Doutor Sócrates, o Corinthians é uma república dentro do estado de São Paulo, com valores próprios, regras próprias e alegria própria. Muitas vezes estive em um jogo simples, no meio de um torneio qualquer, e que tornou-se mais importante que um título, talvez esteja ligado ao momento de dor, de ver as coisas não dando certo e de repente, um gol salvador, um chute despretensioso coloca uma alegria numa imensa massa que está tão feliz que nem lembra que o Corinthians é um time de futebol.”

Um comentário:

  1. Agora ninguém segura mais o Timão! E viva o Presidente Lula que acima de tudo e de todos, é o presidente de todos os corintianos! Tudo que ele quiser eu faço... É para votar na Dilma de olhos fechados, vamos lá! Vem aí, o Fielzão 2014! Chora porcada!

    ResponderExcluir