Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

"Tristeza não tem fim..."

"Tristeza não tem fim. Felicidade sim. A felicidade é como a gota. De orvalho numa pétala de flor. Brilha tranquila... Depois de leve oscila. E cai como uma lágrima de amor" (Letra de música de autoria do compositor Tom Jobim).

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo é o atual presidente do Palmeiras. Assumiu o cargo com ares de modernidade, esperança e o apoio de muitos torcedores do clube.

Nas suas intenções, a tão sonhada reforma do estádio Palestra Itália e a promessa de montar uma equipe de futebol competitiva, capaz de disputar torneios importantes e de conquistar campeonatos.

Quem é Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo?

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (Bariri, 29 de outubro de 1942) é um economista brasileiro.

Formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo em 1965 e também estudou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Ingressou no curso de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico, promovido pela CEPAL/ILPES e graduou-se em 1969. Foi professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas, onde doutorou-se em 1975 e tornou-se professor-titular em 1986. Entre 1974 e 1992 foi assessor econômico do PMDB e secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987), durante o governo de José Sarney. De 1988 a 1990 foi secretário de Ciência e Tecnologia do estado de São Paulo, durante a gestão de Orestes Quércia.

É membro do Conselho Diretor da mantenedora da Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo e professor titular de economia da Unicamp. Foi chefe da Secretaria Especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda (governo Sarney) e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (governo Quércia). É fundador da Facamp (Faculdades de Campinas). É presidente do Conselho Deliberativo do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. É membro do Conselho de Administração da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), além de consultor editorial da revista semanal Carta Capital. É ainda conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

É presidente do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que opera a TV Brasil, pública. É presidente institucional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, além de ser consultor pessoal de economia do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 26 de janeiro de 2009 foi eleito presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras para o biênio 2009/2010. Logo começaram as polêmicas na imprensa, já que o time de futebol começou a despencar, dentro do cenário nacional. A formação técnica e intelectual também saiu de cena. Deu lugar, ao apaixonado torcedor...

No final de 2009, Belluzzo foi filmado em festa da torcida organizada Mancha Verde fazendo gracejos e provocando a torcida do São Paulo. Foi suspenso da presidência do Palmeiras em dezembro de 2009 por ter dito que se encontrasse o árbitro da partida entre Palmeiras e Fluminense (Carlos Eugênio Simon), que anulou um gol legítimo do atacante Obina, partiria para a agressão fisica. Na eleição da Presidência do Clube dos 13, ousou ficar contra o candidato do Todo Poderoso Presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Tem visto o clube amargar uma crise interminável, coincidentemente no mesmo período em que o rival, o Sport Clube Corinthians Paulista, regido por São Jorge, celebra o ano de seu Centenário, a construção do seu novo estádio em Itaquera, que será palco da Copa do Mundo de 2014 (graças ao lobby do Presidente Lula junto à multinacional Odebrecht Infraestrutura), e vive um período de felicidade com a liderança do Campeonato Brasileiro 2010 e ótimos resultados colhidos dentro do campo de jogo.

Afastamento

Muito insucesso e frustrações na vida e o coração de todos sempre se ressente... O presidente Luiz Gonzaga Belluzzo se recupera de problemas cardíacos (foi recentemente internado, às pressas, na UTI do Hospital Sírio-Libanês para submeter-se a cateterismo, depois de ter fortes dores no peito), mas a diretoria palmeirense não interrompeu seus trabalhos. Mesmo preocupada com o estado de saúde do mandatário, a cúpula alviverde se organiza para honrar seus compromissos e garantiu quitar as dívidas pendentes com os jogadores.

O vice-presidente de futebol Gilberto Cipullo disse que vem tendo frequentes reuniões com o departamento financeiro e garantiu que os direitos de imagem serão pagos até o fim do mês. O clube devia dois meses, mas um foi quitado.

Outra dívida que vem se arrastando é com Lincoln. Para deixar o Galatasaray e acertar com o Palmeiras, o meia pagou do próprio bolso metade da multa rescisória, valor que o clube se comprometeu a pagá-lo em parcelas. Até agora, Lincoln recebeu a primeira parcela e a segunda estava atrasada. Insatisfeito, o jogador chegou a enviar um comunicado por meio de seu advogado ao Palmeiras solicitando o recebimento do dinheiro.

Após estabelecer o prazo da metade deste mês, a diretoria mudou os planos e adiou o pagamento. Mas Cipullo garantiu que ele será reembolsado antes mesmo dos colegas, já nesta semana. “Vou conversar com o departamento financeiro na quinta-feira e acertar a dívida do Lincoln e a dos demais jogadores. O Lincoln vai receber ainda nesta semana e os outros devem receber até o fim do mês”, disse Cipullo.

Desde que chegou ao Palmeiras, Lincoln ainda não conseguiu engrenar e entrou em campo pela última vez no dia 1º de agosto, no empate por 1 a 1 no clássico contra o Corinthians. Depois, sofreu com seguidas contusões. Nas últimas semanas, ele realizou trabalhos de fortalecimento muscular.

Mais uma vez o meia não foi relacionado para a partida contra o Grêmio Prudente após realizar apenas seu quarto treino com bola. Cipullo acredita que ele voltará sábado contra o Flamengo.

“Ele se machucou contra o Corinthians. Chegaram a pensar que ele estava recuperado, mas acabou voltando para o departamento médico. Houve um entendimento geral de que ele só deveria voltar quando não tivesse qualquer risco de a lesão se agravar. Provavelmente será relacionado para o jogo de sábado (com o Flamengo)”, disse. "Não tem nada a ver a dívida com o fato de não estar jogando."

Belluzzo é homem íntegro, brasileiro defensor de nobres causas e palmeirense de ofício. Está fazendo tudo que pode, mas San Gennaro (São Januário) parece que não está de plantão... Talvez a conjuntura política e o ambiente nos bastidores do jogo, não o favoreça. E o torcedor de arquibancada não tem mesmo discernimento para compreender isso!

Que a sua saúde melhore logo! Que o seu clube volte também a ser grande como já é no coração de todos os seus torcedores, aconteça o que tiver que acontecer! Depois que a tristeza se for, virá um novo período de felicidade! Tudo na vida vem em ciclos e nada é para sempre...

Um comentário:

  1. No Brasil os homens realmente íntegros não tem sucesso nem na política e nem no futebol, ambientes de quadrilhas. Belluzzo sairá do Palmeiras sem ter sido campeão, infelizmente. No lugar dele, Salvador Hugo Palaia, um homem que bate seu carro na rua, e foge das responsabilidades para dentro do clube. Mais um vivaldino do futebol brasileiro. Parte da imprensa, dita especializada continua investindo com notas sensacionalistas, só para ver o circo pegar fogo! São fazedores de crise, gente baixa que só pensa em vender jornal. Agora, o Palmeiras viverá mais uma briga política nos bastidores, para ver quem ocupará a presidência do clube. Esperemos que os jovens da Mancha Verde passem novamente a apoiar o clube, agora que terão no comando do Palmeiras, alguém do mesmo baixo nível que todos eles! Lamentável!

    ResponderExcluir