Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"Estão criando um monstro" (Neymar)

"Estão criando um monstro" disse o técnico René Simões, do Atlético - GO, após derrota do time goiano para o Santos FC, em plena Vila Belmiro, nesta quarta-feira (15/9/2010) à noite. "É um mal-educado. Com toda a experiência que eu tenho, em todos esses anos de futebol, eu nunca vi alguma coisa ou alguém tão mal-educado como esse Neymar. Em nome da arte, em nome do futebol, estão criando um monstro. Um monstro de Seleção Brasileira" enfatizou René Simões.

Segundo René, que em função da sua integridade, experiência, civilidade e serenidade, sempre mereceu o respeito de todos, Neymar teve atitudes desrespeitosas com os seus próprios companheiros de Santos.

"O que esse rapaz falou para o capitão do time dele foi um absurdo" citou ainda o técnico do Atlético - GO, que ainda comentou:

"Eu sai desse jogo extremamente triste. Nós estamos criando um monstro. Ele ainda não é um homem. Ele é muito mal-educado. O que ele fez em campo é inadimissível" encerrou René Simões.

Neymar se desentendeu com o técnico Dorival Junior após cobrança de falta de Marcel, porque ele queria cobrá-la. Posteriormente, houve atrito também no pênalti, o qual Dorival pediu para que o centroavante cobrasse, em detrimento da Jóia. Ao contrário do camisa 11, que saiu sem dar entrevistas e visivelmente irritado com a situação, Marcel tratou de pôr panos quentes logo na saída de campo.

"Aqui no Santos não tem vaidade. Eu treino falta, o Neymar treina, então não tem problema" ponderou o atacante, que fez o quarto gol da equipe da Vila Belmiro. Léo, um dos mais experientes do grupo, também não quis entrar na polêmica. Foi através dele que o técnico deu a ordem para que Marcel batesse a penalidade máxima.

"Normal, ele é o batedor, mas foi uma ordem, uma determinação" disse Léo, que falou também sobre o fato de Neymar ter irritado os demais jogadores, fazendo firulas com a bola, após a ordem de Dorival.

"Para jogar futebol tem de ter maturidade. Ele já adquiriu muito e vai adquirir ainda mais. É normal chegarem, mas ele tem cabeça boa, sabe entender. Só cobramos de quem tem para dar e ele tem muito para dar" completou.

Lembrei da sempre importante frase bíblica: "A quem muito for dado, muito será pedido" (Lucas, 12: 47 e 48) ou "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades".

Todos sabem que frase é essa última, aí acima. Trata-se talvez de uma das melhores tiradas das histórias em quadrinhos e filmes de super-heróis. E os nossos craques, são os super-heróis, exemplos da população brasileira carente que vibra nos jogos de futebol. Foi dita pelo "tio" Ben para Peter Parker, o Homem-aranha e seguiu sendo o grande lema de um dos maiores super-heróis de todos os tempos. Tenho certeza que o Neymar também já assistiu o filme. Que tal alguém lembrá-la para ele?

Porque já está virando rotina. Mais uma vez, Neymar deixa o gramado como protagonista de uma polêmica. No último domingo, ele se desentendeu com o volante João Marcos, do Ceará. Nesta quarta-feira, durante jogo contra o Atlético-GO, na Vila Belmiro, a confusão foi com seus próprios companheiros. Rebelde, se recusou a cumprir ordens. Passou a rebolar em campo, negando-se a trocar passes com o restante da equipe. Ele discutiu com o zagueiro Edu Dracena e com o técnico Dorival Júnior. Chegou até a xingar o chefe. O treinador garante que o jogador será punido.

"É um problema difícil, grave, sério e que vai exigir de todos nós um esforço. Em todos os momentos em que sentimos um ato de indisciplina, não importa se com Neymar ou um menino da base, punimos. Gosto muito dele, mas aconteceu um fato novo. Vamos ter de agir da mesma forma" afirmou o técnico, visivelmente abatido e entristecido com a situação. Será que ele tem mesmo o controle do grupo nas mãos?

O comandante santista disse que a confusão começou quando Neymar retrucou uma ordem que recebeu de Edu Dracena. "O Edu chamou a atenção dele. Tentava corrigir uma situação. Estava correto em sua observação, mas o Neymar não aceitou. Então, fui em cima" contou Dorival.

Será que o ex-treinador da Seleção Brasileira, Dunga, tão criticado pelo patrulhamento da imprensa nacional, na época da Copa do Mundo, estava mesmo tão errado assim, em não convocar Neymar e Paulo Henrique Ganso (também começou a agir assim na final de um Campeonato Paulista, se recusando a deixar a partida)? Dentro do campo de jogo, e quando tratam exclusivamente de mostrar a arte do seu futebol, com dribles sensacionais e passes espetaculares, eles são maravilhosos. Mas, e quando demonstram que não respeitam colegas de equipe, adversários e as decisões dos seus próprios treinadores? Na realidade, eles não respeitam nada... Gostam mesmo de humilhar a todos! São crianças indisciplinadas, que gostam de fazer barraco, e não homens! Abre o olho, Mano Menezes!

A real necessidade dos dribles e outras jogadas de efeito

O futebol é um esporte coletivo em que se ressaltam as habilidades individuais. Para vencer é necessário sempre que se combine a técnica dos jogadores com a tática dos treinadores. Atletas indisciplinados nunca vão tão longe como poderiam. Neymar é indiscutivelmente craque mas está sendo "endeusado", colocado em destaque, transformado em exemplo, semi-deus ou herói moderno e demonstra com seus atos, que infelizmente, não está preparado para isso. O sucesso e a fama exigem, no mínimo, um pouco de inteligência e amadurecimento emocional. "São craques, mas não são deuses" como bem recordamos do afirmado em crônica, de autoria de Armando Nogueira.

Sobre Neymar, dribles e jogadas de efeito, convido a todos a acompanhar também texto no blog de Mauro Beting. Segue link abaixo:

"Nem tanto ao Neymar, nem tanto à terra"

Um comentário:

  1. O Neymar estava sozinho no levador repetindo em voz alta: “eu sou o maior, eu sou o maior, eu sou o maior…”. Quando a porta se abriu alguém do lado de fora se assustou e disse “Meu Deus”.ele respondeu -“pode me chamar de Neymar mesmo…”.

    ResponderExcluir