Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Futuro do Pacaembu

Com 70 anos de glórias e de eternas memórias para os torcedores dos principais times do futebol de São Paulo, o futuro do Estádio Paulo Machado de Carvalho, no bairro paulistano do Pacaembu, é cada vez mais incerto.

Principalmente agora que em função da realização da Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil, a sua preferência foi descartada, em favor da construção de um novo estádio para a torcida do Corinthians (“Fielzão”) e da reforma do Palestra Itália, a tão alardeada Arena Visa.

No ano passado, o secretário municipal de esportes, Walter Feldman estudava a viabilização de projetos de manutenção da infra estrutura do estádio municipal de São Paulo, com o apoio da iniciativa privada.

O Estádio Paulo Machado de Carvalho foi construído no final dos anos trinta e inaugurado em 27 de abril de 1940 com uma festa inesquecível para os habitantes da metrópole desenvolvimentista da época (foto da inauguração abaixo).

Trata-se de patrimônio histórico da cidade, memória dos paulistanos que ajudaram a erguer a maior cidade do país. Por isso, não tem cabimento e nem se pode vincular a sua exclusividade de freqüência para nenhuma das grandes torcidas de São Paulo. Por isso, não importa que o Corinthians tenha atuado mais lá, nos últimos anos! E me perdoem os seus apaixonados torcedores!

O Corinthians, Santos, São Paulo e sobretudo o Palmeiras, também comemoraram muitos títulos dentro de suas dependências.

É uma praça esportiva municipal e destina-se tanto para corintianos, palmeirenses, santistas, são-paulinos, lusos ou juventinos. Não importa! O Pacaembu é estádio público, construído com dinheiro público, não é de ninguém, porque ao mesmo tempo é de todos e tem que ser sempre muito bem preservado desta forma!

Isso não quer dizer, que não possa ser modernizado, inclusive com a adesão e a participação de empresas privadas. O que não pode é ser esquecido, abandonado, mal conservado!

Mas, diante do fracasso das propostas de se ceder a administração do estádio para algum clube interessado e diante do compromisso de Corinthians e Palmeiras com a construção e a reforma de seus respectivos estádios, surge mesmo um sério questionamento: qual será o futuro do Pacaembu?

A estabilidade econômica obtida graças ao Plano Real nos trouxe um período de maiores especulações e de força financeira.
 
Não temos mais o receio de empreender e isso é bom para a nação! Só peço que não nos esqueçamos de outros valores importantes como o de não cometer desperdícios. Afinal de contas, o estudo e análise da História nos mostra que o futuro certamente não é um bom local para os incautos e nem para os imprevidentes. As obras consideradas "faraônicas" em função de sua grandiosidade são importantes para quem as realiza e para quem desfruta delas, mas também se tornam apenas um lembrete de algum importante "esquecimento", com o passar das eras...

De um povo, de uma época ou dos governantes que lutaram pela sua construção e manutenção. Por isso, sempre é bom pensar bastante antes de se entregar tolamente, às reflexões e interesses populistas. E viva o Pacaembu!

Um comentário:

  1. A reforma e a construção de novos estádios só irá se viabilizar se a tal estabilidade econômica for realmente uma constante. Se os reflexos da crise econômica internacional finalmente chegarem a causar algum impacto na economia brasileira que sempre foge de acertos necessários como o controle do déficit público e a tão urgente reforma fiscal, daí acredito que não tenhamos nem Copa do Mundo neste país.

    ResponderExcluir