Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Duelo de Titãs: Fluminense x Corinthians

Nesta quarta-feira (15/09/2010), Fluminense e Corinthians se enfrentam no estádio do Engenhão, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. A partida tem gostinho de decisão, já que é o confronto direto dos dois maiores candidatos ao título da temporada.

As campanhas das duas equipes tem sido bastante destacadas, num torneio que se não chega a emocionar verdadeiramente, pelo menos, demonstra o fantástico equilíbrio de uma competição que ainda não nos aponta um grande time. No futebol brasileiro da atualidade, o nivelamento infelizmente é por baixo!

No jogo de interesses que sempre cerca os bastidores do campeonato, apenas a lamentar a escolha do árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon para apitar a partida. No ano passado, durante o jogo disputado no Maracanã entre Fluminense e Palmeiras, na reta de chegada da competição de 2009, Simon anulou um gol do time visitante marcado pelo atacante Obina, em situação bastante polêmica.

Será bastante condenado, se alguma decisão sua, vier novamente a favorecer a equipe carioca, desta vez dirigida pelo Muricy Ramalho, que curiosamente, no episódio descrito a pouco, comandava a equipe do Palmeiras. Esperamos também que o favorecimento acabe não sendo ou acontecendo a favor da equipe paulista.

Duelo de Titãs

No último confronto, em partida realizada no Pacaembu, na terceira rodada do Primeiro Turno, o Corinthians venceu por 1 a 0, gol de Chicão em cobrança de falta. No entanto, a partida também foi marcada pela polêmica. Os tricolores reclamaram de um impedimento mal marcado pelo trio de arbitragem comandado por Leonardo Gaciba. No lance, Rodriguinho fez o gol que seria de empate, não validado. O nível atual das arbitragens do futebol envergonham a todos que prestigiam sempre o esporte das multidões!

Neste verdadeiro "duelo de titãs", Fluminense e Corinthians são as duas equipes que lideram a competição. Mas também não estão em bom momento, apesar de estarem no topo da tabela de classificação. A curva de aproveitamento é descendente, com desordens internas, principalmente no Tricolor. O momento instável favoreceu a outros concorrentes. Botafogo e Cruzeiro encostaram e ameaçam a soberania da dupla.

O líder venceu uma das últimas sete partidas. Fred não joga desde julho, mas na última semana mexeu negativamente com o ambiente ao criticar abertamente o chefe do departamento médico Michael Simoni, que pediu demissão. A rixa entre o goleiro Fernando Henrique e o reserva dele Rafael também veio a público.

Dentro de campo, desfalcado de peças importantes como Diogo, Diguinho e Emerson, e ainda adaptando-se à entrada de Deco, o time perdeu para o Atlético-GO por 2 a 1. Apesar dos problemas, a torcida foi ao último treino e apoiou o grupo com uma faixa: “Não tem crise, tem guerreiros”.

O Corinthians (ainda vivendo na "eterna" emoção do Ano do Centenário) também foi mal na última rodada. Perdeu pênalti e assistiu ao gremista Douglas pôr fim aos 100% de aproveitamento no Pacaembu. Envolvido em repetidos problemas com lesões e sobrepeso, Ronaldo mais uma vez não joga. É cada vez mais um sócio do clube. Atua somente quando lhe interessa.

Confira

Deco: Foi no Corinthians que iniciou a carreira, em 1996. Disputou dois jogos e partiu para a trajetória de sucesso na Europa. Sempre declarou que o Timão teria a preferência na volta ao Brasil, mas rumou para o Fluminense. Nos seis jogos que disputou, fez um gol, mas na última rodada foi o melhor em campo na derrota por 2 a 1 para o Atlético-GO.

Ficha Técnica (prováveis escalações)

Fluminense: Fernando Henrique; Leandro Euzébio, André Luis e Gum; Mariano, Fernando Bob, Valencia, Deco, Conca e Carlinhos; Washington.

Corinthians: Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, William e Roberto Carlos; Ralf (Boquita), Elias, Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley (Souza).

Momento Histórico - Recordar também é viver para poder contar!

Em 1976, a histórica invasão corintiana ao Maracanã foi um evento em que milhares de torcedores do time de futebol brasileiro Corinthians, da cidade de São Paulo, viajaram até o Rio de Janeiro para assistir partida única da fase pré-final (semi-final) do Campeonato Brasileiro, disputada entre o clube paulista e o Fluminense.

O jogo ocorreu no estádio do Maracanã em um domingo, às 17 horas, do dia 5 de dezembro daquele ano. Das quase 147 mil pessoas presentes no estádio, calcula-se que cerca de 70 mil eram torcedores corintianos que se deslocaram de São Paulo em direção a capital fluminense, por ônibus, trem, avião ou automóvel particular. Alguns milhares de torcedores de clubes grandes cariocas e rivais do Fluminense - como o Vasco da Gama, o Botafogo e o Flamengo - teriam ajudado a completar a "divisão ao meio" do Maracanã em favor de Fluminense e Corinthians, respectivamente.

Em 2006, Francisco Horta (então presidente do Fluminense na época da partida) revelou que disponibilizou uma carga de 70 mil ingressos aos corintianos e que entregou pessoalmente ao então presidente corintiano, Vicente Matheus, na cidade de São Paulo. O próprio Horta admitiu que jamais esperava a aparição de 70 mil corintianos no Maracanã. Jamais o futebol nacional havia visto um número tão elevado de torcedores de um time visitante, já que costuma-se distribuir apenas uma pequena parcela da carga total de ingressos ao clube visitante.

O Fluminense entrou em campo para o jogo na condição de favorito. O gol de Pintinho parecia confirmar os prognósticos favoráveis aos cariocas. Mas então, começou a chover e o Corinthians, com empenho e raça, conseguiu o gol de empate, com uma puxeta de Ruço após a bola ser desviada de cabeça na pequena área do Fluminense. Depois do gol, a chuva aumentou. No segundo tempo, o gramado do Maracanã estava pesado e dificultava o toque de bola das equipes. Após o empate no tempo normal e prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro corintiano Tobias pegou duas cobranças e o Corinthians sagrou-se vencedor da partida, classificando-se para a final do nacional.

Escalações do jogo histórico:

Fluminense: Renato; Rubem Galaxe, Carlos Alberto Torres, Edinho e Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Cléber (Erivelto) e Rivelino; Gil, Doval e Dirceu. Treinador: Mário Travaglini.

Corinthians: Tobias; Zé Maria, Moisés , Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo (Basílio), Ruço e Neca; Waguinho , Geraldão (Lance) e Romeu. Treinador: Duque.

Um comentário:

  1. O Timão é sempre muito melhor que o Flu! Não há comparação. O Corinthians e a Fiel são demais! Agora, com o Presidente Lula nos ajudando, ninguém pode com nóis. Que sofram mesmo, os outros torcedores iludidos, dos outros clubes!

    ResponderExcluir