Powered By Blogger

sábado, 28 de agosto de 2010

A situação do Tricolor Paulista

No futebol como na vida, tudo se estabelece em ciclos, que podem durar muito ou pouco. Com o São Paulo FC, não é diferente. Existem ciclos de colheita de resultados e ciclos de preparo, para que se possa voltar a conquistar lá na frente. Os maus resultados são apenas um sintoma, de que se precisa trabalhar forte em busca dos melhores objetivos.

Recentemente, se analisarmos o todo de sua história, já que foi somente depois dos anos noventa, o Tricolor Paulista ganhou o mundo em três oportunidades, feito inédito ainda não superado por nenhum de seus grandes adversários em solo nacional.

Ao lado do Flamengo e de 1971 para cá, são os times que por mais vezes conquistaram edições do Campeonato Brasileiro. Atualmente, ainda é o clube com maior número de vitórias na história da competição com 474 resultados positivos.

Irmão caçula dos grandes times do Estado e da cidade de São Paulo, a equipe do Morumbi sempre foi exemplo e referencial de capacidade de planejamento. Para ser grande é necessário pensar e sonhar grande.

Nos anos oitenta, época da gestão administrativa de Antônio Leme Nunes Galvão, o São Paulo se modernizou de fato, e se preparou para os atuais tempos do futebol empresa. Também nunca é demais lembrar que construiu o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, no bairro do Morumbi, área nobre da cidade, quando ainda não possuia uma torcida que coubesse nele. Atualmente, nos grandes jogos do Tricolor, boa parte de seus torcedores mal consegue ingressos.

A situação atual

Com apenas uma vitória na tabela desde a volta do Brasileirão pós-Copa do Mundo e três pontos acima da zona de rebaixamento, o São Paulo sabe que precisa vencer o Fluminense neste domingo, a partir das 18h30m, no Maracanã, para respirar e afastar uma crise com a qual o seu torcedor nunca foi acostumado. O problema é segurar o time carioca, líder do campeonato, com 36 pontos e 28 gols marcados. Como segurar o melhor ataque do Brasileiro e ainda furar a defesa do Tricolor Carioca? Os sãopaulinos acreditam que a maneira mais eficiente é não se trancar. Principalmente porque recordam que a estratégia de se plantar atrás não deu certo no primeiro jogo das semifinais da Libertadores, contra o Internacional, em Porto Alegre. Na ocasião, o visitante só se defendeu e acabou perdendo por 1 a 0.

"O São Paulo não deve ir trancado contra o Fluminense, sabemos da força ofensiva do adversário e já tivemos essa experiência de jogar atrás contra o Internacional. Não foi nada bom. Não é esse o caminho. Temos que buscar o gol a todo o momento, não somos um time para jogar retrancado, precisamos buscar o gol e tentar os três pontos, não importa quem será o rival" justificou Xandão, que fará dupla de zaga com Miranda. 
 
Mas até que ponto, nos tempos em que vivemos e em que os empresários de jogadores tem mais poder do que as direções dos clubes, é correto, que a imprensa esportiva dita especializada faça sensacionalismo barato, responsabilize as mesmas por eventuais fracassos e as indisponha com seus torcedores? 
 
É verdade também que no futebol, como na vida, sempre se vive de resultados. Confesso que não gosto muito deste pragmatismo que cerca o esporte das multidões e ajuda a cegar até o mais racional dos indivíduos. Afinal de contas, existem muitas vitórias que não são nem um pouco nobres e derrotas que não tão humilhantes assim. Não compactuo do mote: os fins justificam os meios.

Acredito que hajam muitas razões para se explicar quando se vence e muitas outras razões para se explicar igualmente quando se perde e não são justificativas. Nesta modalidade esportiva que cada vez mais funciona como qualquer outro tipo de negócio, também triunfam sempre, aqueles que são mais fortes politicamente. Neste momento, talvez o São Paulo FC não seja mesmo mais tão forte, quanto os seus torcedores pensam.
 
De toda forma, acredito muito na estrutura e nos jogadores do atual elenco do clube e aposto numa reviravolta ainda nesta edição do Brasileirão 2010. É esperar e conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário