Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Feliz Aniversário Ponte Preta! O primeiro time do Brasil... Um verdadeiro celeiro de craques!

"Estandarte desfraldado, preto e branco é sua cor. Ponte Preta vai pro campo, prá mostrar o seu valor...". 11 de agosto, dia do aniversário do primeiro time de futebol do Brasil!

A "macaca", "veterana" ou a "nêga véia" de Campinas, como é carinhosamente chamada e lembrada, foi fundada no já longínquo ano de 1900 (época da virada do século dezenove para o vinte), por um grupo de alunos do Colégio "Culto à Ciência", que passava suas tardes jogando bola em campos improvisados num bairro de nome curioso: Ponte Preta. A vizinhança e as cercanias destes campos, fora batizada em virtude de uma ponte de madeira feita pela ferrovia e que, para ser melhor conservada, havia sido tratada com piche.

Liderados por Antonio Oliveira, Luiz Garibaldi Burghi e Miguel do Carmo, os jovens alunos que resolveram fundar um clube e que não tiveram dúvidas ao nomeá-lo com o mesmo nome do bairro. Começava a história da Associação Atlética Ponte Preta, o primeiro clube do Brasil, até hoje em funcionamento ininterrupto e dono da maior torcida do interior paulista.

Ao longo do tempo, a Ponte Preta fortaleceu o futebol regional como um grande celeiro de jogadores e tornou-se um dos grandes clubes brasileiros, gozando do reconhecimento internacional pela formação de atletas que marcaram época. 
 
A história da Ponte Preta é recheada com muitos grandes jogadores, com passagens pela Seleção Brasileira e equipes do futebol europeu. Dentre os inúmeros craques que vestiram a camisa da Ponte Preta, destacam-se:

* Dicá, meia talentoso e exímio cobrador de faltas, considerado o melhor jogador da Ponte de todos os tempos
* Carlos, goleiro do Brasil nas Copas do Mundo de 1978, 82 e 86
* Oscar, zagueiro do Brasil nas Copas de 1978, 82 e 86
* Polozzi, zagueiro do Brasil na Copa de 78
* Juninho, zagueiro do Brasil na Copa de 82
* Waldir Peres, goleiro do Brasil nas Copas do Mundo de 1974, 78 e 82
* Washington, centroavante do Brasil na Copa das Confederações de 2001, artilheiro do Campeonato Paulista de 2001, Copa do Brasil de 2001 e Campeonato Brasileiro de 2004 (o maior artilheiro em uma só edição do certame)
* Luis Fabiano, atacante com passagens pela Seleção Brasileira, atualmente no Sevilla-ESP, começou sua carreira profissional na Ponte Preta, onde marcou gols importantes. Com o preço recentemente fixado em 40 milhões de Euros pela diretoria do clube espanhol, trata-se do atleta mais caro já revelado pela AAPP.

Outros jogadores da Ponte Preta, também com passagens pela Seleção Brasileira:

Seleção Principal: Sérgio Guedes, André Cruz, Fábio Luciano, Mineiro

Olímpica, sub-21: João Brigatti, Gabriel, Claudinho, Alexandre Negri

Vencedores da Bola de Prata, da Revista Placar, jogando pela Ponte:

1977 - Oscar e Polozzi (zagueiros)

1978 - Odirlei (lateral esquerdo)

1980 - Carlos (goleiro)

1981 - Zé Mario (volante)

1982 - Carlos (goleiro) e Juninho (zagueiro)

2000 - Mineiro (volante)

Mais jogadores que fizeram história:

Marco Aurélio, Nelsinho, Jair Picerni, Bruninho, Rodrigues, Samuel, Ciasca, Tuta, Dadá Maravilha, Nenê Santana, Chicão (anos 1970), Chicão (anos 1980), Monga, Pedro Luís, Marcelo Borges, Grizzo, Manfrini, Átis, Jorge Mendonça, Osmar Guarnelli, André Dias, Piá, Gigena, Fabio Luciano.

Em quatro oportunidades históricas, a Ponte Preta sagrou-se vice-campeã paulista de futebol profissional: 1970, 1977, 1979 e 2008. Diante dela, para evitar que conseguisse resultados melhores nestas ocasiões, ninguém mais, ninguém menos que o "trio de ferro": São Paulo, Corinthians e Palmeiras.

Por tudo isso, só resta desejar: Feliz aniversário Ponte Preta! 110 anos de glórias e de uma bonita história de lutas e revelações pelo futebol do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário