Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Farsa de Sete Lagoas

A história do futebol brasileiro está repleta de episódios de "jogos de cena" (mise en scène). Infelizmente... Em mais de trinta e cinco anos como fã ardoroso do esporte bretão, já tinha visto lambanças, encenações, palhaçadas, mas nunca, o que o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique e os bandeirinhas Alessandro Álvaro Rocha e Erich Bandeira, fizeram na partida entre o Atlético - MG e o Palmeiras, disputada em Sete Lagoas, na noite desta quarta-feira (27/10/2010).

O fato a destacar é que o Palmeiras foi muito prejudicado pela arbitragem em Sete Lagoas. Poderia ter ganho por 2 a 0, acabou empatando em 1 a 1. Numa fase eliminatória, em que ainda por cima o gol fora tem peso maior, erros nessa proporção são simplesmente inaceitáveis. Deixam a gente muito triste, descrente de poder acreditar no que acontece no mundo do futebol brasileiro.

O erro mais grave de todos não foi técnico. Está mais do que claro que houve interferência externa. Alguém, não sei quem, avisou ao bandeira Alessandro Matos do impedimento de Lincoln no lance do pênalti. Muitos, agora, depois do prejuízo ocorrido, irão minimizar e negar esta possibilidade. Estamos no País em que os "mortos" tem sua conduta julgada e condenada, porque se deixaram ser "assassinados".

O Palmeiras prepara um protesto formal à Conmebol. Não duvido que o árbitro Marcelo de Lima Henrique sofra alguma punição. Mas, logo depois do período de gancho, voltará a apitar normalmente.

E é muito pouco, dadas as circusntâncias. Há quem diga que era caso de anulação do jogo. O desgaste emocional sofrido por uma equipe de futebol quando sofre injustiças não tem como ser medido. O lado intuitivo dos atletas que é sempre muito importante na hora da decisão das jogadas fica evidentemente perturbado.

O que acontece dentro das quatro linhas não deve ser alterado. Mas, no caso de Atlético/MG x Palmeiras, uma decisão importante foi tomada fora do campo. Essa decisão não poderia ter tanto valor assim! Fica claro que o time de Palestra Itália não tem mesmo força de lobby alguma nos bastidores do jogo, senão isto não teria acontecido novamente com o alviverde das crises que são reforçadas constantemente! Os times que atualmente estão na crista da onda e são bajulados pela grande maioria dos jornalistas dito especializados, times de gente realmente poderosa no contexto nacional, não são tão prejudicados desta maneira. Estão na ponta de competições e disputando títulos.
 
Seus presidentes vão a programas de TV, reclamam que foram prejudicados e não são nem contestados. Parece que existem dois pesos e duas medidas. Para os mais fortes e para os mais fracos. O que apoiaram o "rei" e os que não o apoiaram. Basta eterna dúvida e a forma de tentar demonstrar com provas, quem é o "rei"?
 
O Palmeiras atualmente é a quarta ou quinta força política nos bastidores do esporte futebol em São Paulo.
 
A Fúria de Scolari
 
Luiz Felipe Scolari até tentou se conter e não comentar sobre a arbitragem no empate em 1 a 1 entre Palmeiras e Atlético-MG, pela primeira partida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Mas o silêncio do treinador palmeirense durou pouco depois da partida em Sete Lagoas. Depois de ter dito que não falaria sobre o assunto e que faria um protesto em súmula, Scolari acabou comentando sobre o desempenho do trio comandado por Marcelo de Lima Henrique.

De acordo com Felipão, o Palmeiras foi informado sobre uma suposta informação de fora do campo, que teria influenciado na decisão da arbitragem de voltar atrás no pênalti marcado na segunda etapa a favor do Alviverde. No lance, Lincoln foi derrubado, e o juiz logo apontou a penalidade. Depois de conversar com o auxiliar Alessandro Álvaro Rocha Matos, porém, mudou a opinião e marcou impedimento do meia palmeirense na jogada.

"A partir de hoje, vamos fazer uma pesquisa, porque nos foi passado que o bandeira recebeu uma informação pelo rádio de alguém de fora das quatro linhas. Vamos pesquisar para saber que equipe de TV, rádio, que força tem esse pessoal para influenciar no pênalti que tinha sido marcado" reclamou Felipão.

Os jogadores do Palmeiras também reclamaram da indefinição da arbitragem. Valdivia, que deixou o jogo ainda na primeira etapa, por sentir dores na parte posterior da coxa esquerda, disse que preferia deixar o assunto para a diretoria.

"Não podemos falar da arbitragem, senão vamos pegar um gancho f... e o único prejudicado seria eu. Isso fica com a diretoria" afirmou o meia chileno.

O Palmeiras acionará, a partir desta quinta-feira, seu departamento jurídico para cuidar do caso. A reclamação do Alviverde deve chegar à Conmebol por meio da Confederação Brasileira de Futebol.

"Isso foi uma brincadeira. Vamos fazer um protesto veemente na Conmebol. Chegando em São Paulo, vou acionar o departamento jurídico. Quero que o árbitro seja punido pelo que ele fez no campo. Vou me basear nisso, não quero pensar nisso. Seria um absurdo" afirmou Wlademir Pescarmona, diretor de futebol do time paulista, descartando algum tipo de relação entre o erro na partida e o retorno do G-4 ao Campeonato Brasileiro.

Será que estas coisas estão ocorrendo sempre com o Verdão, porque o clube não tem apoiado fora do campo de jogo, as personalidades e celebridades "certas" na vida política, pública e esportiva do País? Se isso for verdade, seria lamentável. Vamos aguardar... Afinal de contas, esta tribuna é livre, mas há qualquer momento pode deixar de ser e todos nós que pensamos diferente podemos ser acusados de mentores ou criadores de verdadeiras teorias da conspiração. Mais uma vez, espero estar totalmente equivocado.

Tire as suas dúvidas sobre o penalti marcado a favor do Atlético - MG e confira tudo que aconteceu no jogo, acessando o link abaixo. Que a conclusão final seja sua! Para mim, sobra apenas desapontamento... Estão fazendo de tudo para transformar o Palmeiras em uma nova Portuguesa de Desportos, o clube que perdeu força dentro do cenário esportivo nacional depois de tantas vezes prejudicado pelas arbitragens, no campo de jogo!

Atlético - MG 1 x 1 Palmeiras

Crédito da foto: Lance/ Ramon Bittencourt
Imagens: youtube

Um comentário:

  1. Palhaçada! É sempre com o Palmeiras! Os donos do jogo só celebram atualmente as equipes do Povão! É muito perigoso entrarmos neste caminho antes da realização de mais uma Copa do Mundo de Futebol em solo brasileiro! Uma eventual conquista ou mobilização excessiva podem funcionar como ópio para o mesmo Povão! Lamentável!!!

    ResponderExcluir