Powered By Blogger

terça-feira, 19 de outubro de 2010

As más arbitragens de sempre

Quem acompanhou a última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2010 e ainda acredita que o esporte que está virando um negócio deveria ser mais justo, deve ter ficado cismado com dois gols anulados em duas importantes partidas disputadas por duas equipes pretendentes ao título máximo desta temporada. Um dos lances aconteceu no jogo do líder Cruzeiro, que estava enfrentando o Grêmio em Porto Alegre. A sensação que ficou para os torcedores mais observadores é que desta vez, o time líder não podia disparar mesmo.

O sempre polêmico (já validou até gol com o braço em um São Paulo x Palmeiras), Paulo César de Oliveira, teve que ouvir poucas e boas do técnico Cuca, do Cruzeiro, revoltado com a anulação de um gol do atacante Wellington Paulista, aos 20 minutos, quando a partida estava empatada em 1 a 1.

"Estou disputando um título e tenho um gol que valeu anulado. Não adianta. Deixa... Vamos embora. Ele mete a mão. Gol que não está impedido ele anula. E o gol que você faz para ganhar o jogo, ele dá impedimento onde não tem. Não quero falar besteira, mas..." - disse o treinador.

Outro ponto de reclamação da equipe celeste com a arbitragem de São Paulo, é no excesso de acréscimos do primeiro tempo. Foi no último minuto, aos 49, que o Grêmio conseguiu o gol de empate, marcado por Júnior Viçosa.

No jogo do Corinthians (também interessado no título) em Campinas, diante do Guarani, um dos gols marcados pelo sempre eficiente Ronaldo Fenômeno (apesar de ainda fora do peso) e depois anulado, foi também clamorosa, a falha do trio de arbitragem comandado, coincidentemente, por outro juiz paulista, o também sempre polêmico, Sálvio Spínola Fagundes Filho.

"Falar o que (da arbitragem), meu Deus? Estamos ali para fazer (o gol) e hoje (domingo, 17/10/2010), a arbitragem foi péssima. No meu modo de ver, (o árbitro) estava perdido no jogo em vários momentos, dois gols anulados. Está todo mundo sujeito... " - também reclamou, o Fenômeno.

Mas, conhecem aquele ditado: "aos perdedores, as batatas"? Acaba sendo o resultado final da competição, o que realmente conta. E os meios, sempre justificam os fins e os objetivos principais. Não gosto de advogar teorias da conspiração, mas num esporte onde tantos erros acontecem atualmente e nada se moderniza, se altera, fica sempre a desconfiança no ar. O futebol, onde as regras são sempre "interpretadas", ao bel prazer dos árbitros, fica sendo o esporte da malandragem, em que algo pode estar sempre rolando por fora. Nos países de cultura latina, muito mais do que os outros, esta é uma combinação que acaba sempre favorecendo a corrupção. Há quem interessa este tipo de perturbação, com suspeita de ingerência?

Correção de arbitragem, no futebol, mas nem nas telas de playstation, onde as simulações eletrônicas da moda (FIFA 11 ou PES 11), fazem de tudo para ser cada vez mais fiéis. Lá também são mostrados os erros de arbitragem. Parece até que para influenciar uma consciência coletiva nos fãs do esporte.

Então... O que fazer, diante das más arbitragens de sempre? Como fã genuíno apaixonado pelo esporte e não somente por uma determinada agremiação, estou chateado com o cenário atual. Acabo sempre ficando "rendido". Será que teremos modificações algum dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário