Powered By Blogger

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Maior Festa do Futebol Brasileiro

Terminados os campeonatos regionais, hoje acompanhados infelizmente com menor entusiasmo, começou novamente neste final de semana, o Campeonato Brasileiro da Série A - 2011, sem dúvida alguma, a maior festa do futebol brasileiro para os torcedores dos 20 clubes da elite da 1ª Divisão Nacional. Me desculpem aqueles que não concordarem comigo, mas são sem nenhuma dúvida, os vinte clubes mais importantes do nosso futebol na atualidade.

Numa época em que imperam teses revisionistas e visões de mundo extremamente socializantes, é bom lembrar que o futebol pentacampeão, nada seria, se não fossem as histórias de superação, os exemplos e a tradição de clubes como Flamengo, Atlético - MG, Santos, Grêmio, Vasco da Gama, América - MG, São Paulo, Internacional, Botafogo, CruzeiroPalmeiras, Bahia, Coritiba, Atlético - PR, Fluminense e Corinthians, que se juntam oportunamente aos exemplos vitoriosos mais recentes de Ceará, Atlético - GO, Avaí e Figueirense, na mais nova edição do torneio nacional mais importante e representativo.

Também é indiscutível a superioridade do futebol de São Paulo, mais forte política e economicamente falando, nestes tempos de "novo milagre econômico brasileiro", pós-plano Real (criado pela equipe de economia do então presidente Fernando Henrique Cardoso).

O Campeonato Brasileiro de Futebol, o Brasileirão, apesar de já ter experimentado várias fórmulas, vem sendo disputado de 1971 para cá. Apesar de tudo, a CBF, de maneira pra lá de acertada, reconheceu recentemente, todos os campeões de torneios nacionais, disputados de  1959 para cá: antigos campeões do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil, que já reuniam os cinco melhores times de São Paulo e do Rio de Janeiro, os dois primeiros de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul e os campeões de Paraná, Bahia e Pernambuco.

O Palmeiras conquistou duas edições do "Robertão" (apelido carinhoso dado ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa), o Santos uma e o Fluminense foi campeão da última edição. Afinal de contas, o futebol já era disputado no Brasil, muito antes da Ditadura Militar de 1964, que transformou o esporte mais popular do país, à partir de 1970, numa ferramenta de importância e exploração política.

Em 1971, na primeira edição do Brasileirão, o Atlético - MG, comandado por Telê Santana, sagrou-se campeão. Na última edição, realizada no ano passado, foi a vez do Fluminense do Rio, dirigido pelo técnico Muricy Ramalho, novamente surpreender e sagrar-se campeão.

Nesta era de pontos corridos, o time da Toca da Raposa, o Cruzeiro, está bem mais valorizado para o campeonato deste ano. Apesar do São Paulo, seguir líder na frente e muito distante dos demais (já foram 568 pontos, de 2003 até o ano passado), o time celeste de Minas Gerais soma agora 527 pontos, no mesmo período, graças ao vice-campeonato de 2010. 

O maior artilheiro da história do Campeonato é Roberto Dinamite, com espetaculares 181 gols de 1971 a 1992. Edmundo marcou 29 gols na campanha de 1997 e é o maior artilheiro em uma edição do campeonato.

Os clássicos regionais pré-marcados para as últimas rodadas da competição parece que diminuem a chance de maracutaias na hora da decisão. Mas, esperemos também que a grande maioria dos árbitros escalados, possa mesmo passar despercebida, depois das 38 rodadas do Brasileirão 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário