Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2011

Goleada, sadismo e humilhação

Desde criança sou apaixonado pelo futebol enquanto esporte. Independentemente do amor pelo meu time de coração, acho fantástica a pluralidade de torcidas e a paixão do brasileiro pelos mais diversos emblemas existentes. Cada um com a sua identidade, tradições e até estilos de comemoração, totalmente específicos.

No esporte futebol, só são possíveis, evidentemente, três tipos de resultados: vitória, empate e derrota. No esporte, estes três resultados dizem respeito a uma determinada performance, a qualidade de uma atuação e uma série de variáveis específicas e incontroláveis, entre elas, a correção, os critérios e o acerto ou não das arbitragens e suas interpretações. Dito tudo isso, não há motivos para que ninguém celebre em demasia uma vitória ou se sinta humilhado diante de um resultado insatisfatório.

Pelo menos em tese, porque na prática, infelizmente o que assistimos é totalmente diferente, o que me leva mesmo a acreditar que o futebol, antes por mim tanto amado, atualmente não passa mesmo de uma certa modalidade de negócios com envolvimentos comerciais e até políticos.

Nesta semana que passou, o time da Sociedade Esportiva Palmeiras, dirigido pelo técnico pentacampeão mundial Luiz Felipe Scolari, foi goleado no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pelo time do Coritiba, pelo placar histórico de 6 a 0. Além dos paranaenses, para quem tudo deu certo no jogo, quem mais comemorou com ingredientes de sadismo e humilhação, foi a torcida do arqui-inimigo Sport Club Corinthians Paulista.

Na história e no futebol, segue-se o princípio: "ao perdedor, as batatas", ou as tentativas de explicação de algo inexplicável. Para o vencedor, são atribuídas todas as glórias. Aqui no Brasil, este princípio se agrava, porque somos passionais ao extremo e pertencemos a uma cultura latina com argumentos sempre pra lá de exagerados.

O time do Palmeiras, que fez a segunda melhor campanha na fase de classificação do Campeonato Paulista de 2011 (diminuído por alguns colegas de imprensa e até chamado de Paulistinha, talvez porque o seu título seja hoje apenas simbólico e não garanta classificação a nada, a nenhum outro torneio, rotulado normalmente como competição de nível superior), vinha da disputa de uma semifinal de terrível pressão psicológica, onde atuou quase todo o tempo do jogo (desde os 23 minutos iniciais) com dez homens em campo, sem a presença de seu treinador e precisando ganhar do seu rival, o sempre alardeado "Todo Poderoso Timão", o Corinthians, uma única partida que definiria seus destinos na competição; e diante de uma arbitragem longe de ser insuspeita (Paulo César de Oliveira é excelente árbitro, mas possui um curioso restrospecto desastroso, em jogos decisivos do Verdão).

Mas era o árbitro que o Corinthians queria! Além disso, foi divulgado pela imprensa, o seu nome, antes mesmo antes da realização de um sorteio público e de autenticação até então, nunca discutida!

Todos sabem que a partida (em que o Palmeiras mesmo foi superior em volume de jogo e oportunidades de gols perdidas), e que terminou em 1 a 1, e foi disputada no último domingo, no Estádio do Pacaembu, acabou sendo decidida na disputa de penaltis (tiros livres diretos) e foi vencida pelo rival pelo placar de 6 x 5. O Palmeiras e a sua apaixonada torcida tiveram de encarar a eliminação.

Quem conhece psicologia do esporte, sabe que o desgaste emocional de um time como o Palmeiras nestas situações, que assim como o rival Corinthians, possui mesmo uma identidade mais passional do que racional, é terrível e de imprevisivel conseqüências.

De alguma forma, este excesso de pressão, "matou" o time diante do Coxa-Branca, como se cada disputa de bola fosse muito mais difícil do que poderia parecer. Para mim, claramente, faltaram "pernas" e também "cabeça", aos jogadores alviverdes. O emocional do Palmeiras entrou em campo pra lá de prejudicado...

Aos torcedores do Corinthians principalmente, sobraram razões para caçoar do rival, que tantas preocupações havia causado no domingo anterior.

De toda forma, parabéns ao Coritiba, que é o melhor time brasileiro (em termos de resultados - campanha/ handcap) neste primeiro semestre, pela goleada... A lastimar apenas, o excesso de sadismo e a tentativa constante de humilhação dos torcedores adversários ao Palmeiras (num país que quer tanto ser politicamente correto) que se comportaram mesmo, de forma lamentável, a desejar, pelo menos com o seu comportamento, que este grande time tenha que ser extinto ou excluído de todas as competições nacionais!

Ridicularização em excesso também beira as fronteiras dos preconceitos! Deixo claro, que este é apenas um ponto de vista diferente (ao mesmo tempo diferenciado) num país cuja Constituição Nacional e o estado de direito celebram a liberdade de expressão e o direito de se expressar livremente, uma determinada opinião, mesmo que possa ser diversa, daquela expressa pela maioria.

Clique no link abaixo e confira os gols da partida entre Coritiba e Palmeiras pela Copa do Brasil 2011:

Coritiba 6 x 0 Palmeiras, Gols pelas quartas da Copa do Brasil 2011

Crédito das Imagens: Terra e youtube

Um comentário:

  1. Time de palhaços e babacas, que não respeita suas tradições, tem que ser vaiado, ridicularizado e humilhado mesmo! Portuguesinha da Água Branca!

    ResponderExcluir