Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Liga dos Campeões da UEFA - Real Madrid x Tottenham Hotspur (Uma chuva de gols)

Vamos acompanhar mais uma análise, sempre ponderada e crítica, do Lucas Ayres, que acompanha com toda a atenção, as partidas desta fase decisiva da Liga dos Campeões da UEFA. Desta vez, o confronto escolhido foi entre o Real Madrid e o Tottenham Hotspur. O jogo aconteceu na última terça-feira (05/04/2011). Veja só...

Texto de Lucas Ayres:

Real Madrid e Tottenham Hotspur se enfrentaram no estádio Santiago Bernabéu, na Espanha. O jogo valeu pela rodada de ida das quartas-de-final da Uefa Champions League.

Os dois times vieram de situações similares: ambos sem pretensões em suas ligas, ambos contaram com a volta de seus principais jogadores, Ronaldo e Bale (Real e Tottenham, respectivamente) e ambos têm números de desempenho do campeonato similares, com 19 gols e media de 55% de posse de bola.

O time da casa foi com força máxima no seu tradicional 4-2-3-1, com Cristiano Ronaldo, no meio, pela esquerda e o togolês Adebayor no comando de ataque. O lateral-esquerdo Marcelo no time titular e o meia Kaká no banco foram os brasileiros da equipe.

A grande mudança foi no time visitante. Originalmente num 4-4-1-1, teve a baixa do meia-atacante Lennon, que sentiu dores ainda no aquecimento. O volante Jenas foi a campo no seu lugar, provocando muitas mudanças no time: a estrela do time, Gareth Bale, escalado na esquerda, foi jogar na direita; o meia croata Modric foi para a esquerda e Jenas compôs o meio ao lado de Sandro, que junto ao goleiro Gomes foram os brasileiros do time titular.

As mudanças deixaram o time de Londres desorganizado, dando espaço ao time de Madrid, que começou o jogo marcando forte e pressionando e não tardou a abrir o placar: após cobrança de escanteio pela direita, Adebayor testou firme para o fundo das redes.

Os londrinos sentiram o gol. Nervosos, não tiveram nem tempo para reagir: Peter Crouch foi expulso após entrada violenta no lateral Marcelo, ainda aos 15 minutos do segundo tempo.

A expulsão praticamente acabou com as pretensões ofensivas do time na partida. Em compensação organizou-se melhor no campo, com Bale voltando à esquerda, Jenas abrindo à direita e Modric compôs o meio, melhorando a marcação na intermediaria.

Dos 15 aos 45 minutos do primeiro tempo, o Real Madrid teve controle total do jogo. Porém, o versátil time do técnico José Mourinho não conseguiu bater o sistema defensivo do adversário. Chegou até a dar espaços para contra-ataques puxados pelo badalado galês Bale. O camisa 3 era a única ameaça à defesa dos merengues.

No segundo tempo, o jogo foi diferente. Os ingleses voltaram com o atacante Jermaine Defoe no lugar do isolado meia holandês Van der Vaart (que já passou pelo Real). O experiente jogador atacaria pela direita, abrindo espaços para seus companheiros.

Mas, os galáticos não deram chance para o técnico Henry Redknap testar suas mudanças. O time voltou mais incisivo, aumentou o ritmo de jogo e logo aumentou o placar de novo com Adebayor após bom cruzamento de Marcelo pela esquerda.

O gol acabou com qualquer plano do Tottenham para o jogo. O Real Madrid passou a dominar mais o jogo e podia ampliar o placar a qualquer momento.

Lassana Diarra entrou no lugar de Sami Khedira e deu mais equilíbrio ao meio dos merengues, liberando mais seus jogadores de frente. Mudança eficiente: após boa troca de passes na intermediaria ofensiva, o argentino Dí Maria recebeu na esquerda, cortou para o meio e bateu na entrada na área a bola que foi no ângulo direito do goleiro Gomes. Golaço.

Bassong entrou no lugar de Corluka, machucado, e recompôs a defesa dos visitantes. O time da casa promoveu a entrada dos astros Kaká e Higuaín, voltando de lesões, nos lugares de Dí Maria e Adebayor, que saíram aplaudidos. Cristiano Ronaldo foi jogar na direita, Özil foi para a esquerda e Kaká centralizou no meio campo. Higuaín ficou dentro da área.

Ainda no fim do jogo, Kaká deu bela assistência a Cristiano Ronaldo quando cruzou na medida para o português chutar com efeito para o gol. 4 a 0.

Uma vitoria solida e incontestável ajudada pelo atacante Peter Crouch, que praticamente selou a passagem do time de Madrid para as semifinais. Quanto ao time de Londres, o técnico desabafou: 'Temos uma montanha para escalar, mas tentaremos". Espero.



Por Lucas Ayres, especial para "No campo de jogo".




Crédito das imagens: UEFA Champions League/ SporTV/ Youtube

Confira os melhores momentos da partida, clicando no link abaixo:

Real Madrid 4 x 0 Tottenham - 05/04/11 - UEFA Champions League - Liga dos Campeões

Um comentário:

  1. Torço pelo Barcelona em função de minha descendência familiar, mas gostei muito da forma com que o Real Madrid atuou neste jogo. Com muita rapidêz e inteligência, além de aplicação tática e capacidade de improvisação no ataque principalmente.

    ResponderExcluir