Powered By Blogger

domingo, 7 de novembro de 2010

Duelo de Titãs: São Paulo x Corinthians

Neste domingo (07/11/2010), São Paulo e Corinthians se enfrentam em situações bastante distintas. O Tricolor Paulista recebe o Timão pensando numa vaga para a Taça Libertadores 2011 e a equipe alvinegra de Parque São Jorge luta pelo título da temporada, no tão celebrado ano de seu centenário. Do lado corintiano, Ronaldo Fenômeno, mesmo fora das condições físicas ideais espera mais uma vez demonstrar toda a sua técnica apurada e marcar mais gols no arquirival.

Mesmo com a concorrência da largada do Grande Prêmio de Fórmula 1, que ocorrerá as 14 horas deste mesmo domingo, os torcedores dos dois principais times da metrópole paulista, prometem comparecer ao Estádio Cícero Pompeu de Toledo para prestigiar o jogo. A maioria de torcedores deverá ser tricolor nesta tarde.

A lastimar apenas e mais uma vez, a escolha do árbitro da partida, o sempre autoritário e polêmico Carlos Eugênio Simon, que deve ter sido escolhido a dedo para partida tão importante. Talvez porque neste momento, outros juízes como Sálvio Spínola e Paulo César de Oliveira, não sejam do agrado do Presidente do Corinthians, Andres Sanchez. Sempre é bom lembrar que recentemente, o primeiro árbitro anteriormente citado, anulou dois gols de Ronaldo Fenômeno no jogo contra o Guarani em Campinas. Já o segundo, tem em seu histórico, o fato de ter confirmado um gol com a mão de um famoso atacante são paulino (Adriano) no Paulistão 2008.

A expectativa de uma grande decisão

Com a rivalidade no estágio máximo, São Paulo e Corinthians podem encher a boca para falar do jogo deste domingo, às 17 horas, no Morumbi. É uma decisão com muitas fichas em disputa. De um lado, um anfitrião doido para quebrar uma escrita incômoda, seguir forte na briga por uma vaga na Libertadores e, de quebra, atrapalhar o caminho do rival. De outro, um visitante ávido por um título a ser conquistado de qualquer forma no ano de seu centenário e motivado por manter o oponente em um jejum ainda mais longo no histórico dos confrontos.

Há três anos e dez meses que o Tricolor não sabe o que é vencer o Timão. Desde então as equipes se enfrentaram dez vezes, com seis vitórias para o Alvinegro, e quatro empates. Mas o momento é favorável para mudar a escrita. O São Paulo vem de uma vitória importante sobre o Cruzeiro, um dos candidatos ao título, por 2 a 0 fora de casa. Conta com Paulo César Carpegiani, que desde que chegou ao Morumbi só perdeu uma partida, para o Ceará, também como visitante. E aposta na ofensividade do quarteto formado por Lucas, Fernandão, Dagoberto e Ricardo Oliveira para desnortear a defesa corintiana. Com 50 pontos, o anfitrião sabe que se perder praticamente dá adeus à vaga na Libertadores.

O Timão sabe com o que vai lidar. E espera ter o sucesso do primeiro turno, quando atropelou o rival com um 3 a 0. Agora está com 57 pontos, um a menos do que o líder Fluminense, e precisa manter o tabu para não fraquejar na busca pelo título. E terá um reforço que não teve naquela partida: Ronaldo está confirmado. A defesa são-paulina passou a semana elogiando o Fenômeno.

Confira as escalações

São Paulo: Rogério Ceni, Jean, Alex Silva, Miranda e Renato Silva; Rodrigo Souto, Casemiro, Lucas e Fernandão; Dagoberto e Ricardo Oliveira.

Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Dentinho (Iarley) e Ronaldo.

Carlos Eugênio Simon é o árbitro mais forte do futebol brasileiro, politicamente falando. Sempre se envolve em polêmicas e escapa delas, como se nada tivesse acontecido. Seria interessante imaginar como seria sua carreira, numa realidade em que o apito eletrônico, pudesse ser adotado. As duas equipes também possuem vários jogadores pendurados com cartões amarelos e se levarem uma nova advertência, não poderão atuar na próxima rodada. É bom lembrar que num torneio tão equilibrado e nivelado por baixo como este, não contar com atletas importantes daqui pra frente, pode fazer toda a diferença.
 
Simon é bastante pontual quando exibe seus cartões em algumas partidas. Em outras, prefere ignorar os lances mais apelativos e até violentos. No São Paulo, estão pendurados, Rogério Ceni, Renato Silva, Samuel, Diogo, Rodrigo Souto e Cléber Santana. Já pelo Corinthians temos Dentinho, Paulo André, Leandro Castan, Moacir, Paulinho, Jucilei, Elias e Bruno César. Todos jogadores fundamentais nos esquemas dos treinadores Paulo César Carpegiani e Tite, na sequencia da competição.
 
Vamos então torcer mais uma vez que tenhamos na tarde deste domingo (7/11/2010), uma grande partida e que interesses populistas ou popularescos não se sobreponham a qualidade do futebol a ser jogado! As tradições fantásticas de dois grandes clubes como Corinthians e São Paulo são suficientes e devem falar por si só.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Um complô contra o Corinthians

Definição de complô: s.m. Resolução traçada em comum e secretamente contra alguém, e particularmente contra a segurança interna do Estado. Maquinação, trama, conspiração, conluio, armação, manipulação.

O Corinthians sequer é líder do Campeonato Brasileiro, mas mesmo assim é o time mais visado na briga pelo título da competição. Essa é a impressão que o volante Elias teve, logo após o empate por 1 a 1 com o Flamengo, na quarta-feira (27/10/2010), no Engenhão. Na volta a São Paulo, ele reclamou da divisão desigual da tabela e minimizou as provocações do zagueiro são-paulino Alex Silva.

"Só Corinthians e Flamengo jogaram nesta quarta-feira. O Fluminense vai ter um dia a mais para descansar antes de jogar. É impressionante o que estão fazendo para tirar o título do Corinthians", disse o atleta, revoltado, afirmando que deve existir um complô contra o Corinthians.

Inicialmente, a partida contra o time rubro-negro, assim como os demais jogos do Nacional, seriam realizados no final de semana.

Só que no domingo passado, no entanto, foi disputado o segundo turno das eleições 2010, vencido pela candidata do PT do Presidente Lula e do Presidente Andres Sanchez, Dilma Rousseff. Assim, a CBF teve de adiantar o duelo entre as equipes de maiores torcidas no Brasil. Na quinta jogaram Fluminense e Atlético-PR, contra Grêmio e São Paulo, respectivamente. O terceiro colocado Cruzeiro só entrou em campo no sábado (30/10/2010), para pegar o Prudente. Ambas as equipes tiveram competência para vencer os seus jogos.

"Como não conseguimos fazer a nossa parte fora de casa, agora vamos ter que torcer contra os outros", afirmou Elias, ciente de que o número de pessoas que está "secando" o Corinthians também é grande.

O último a admitir abertamente que não quer que o time paulista fique com o título foi o zagueiro Alex Silva, hoje no São Paulo. Os clubes da capital se enfrentam em clássico na 34ª rodada, em 7 de novembro próximo.

"A verdade é que ninguém quer ver o Corinthians campeão. Nossa rivalidade não é com o Alex Silva, mas temos uma rivalidade natural entre Corinthians e São Paulo, assim como existe entre Corinthians e Santos", minimizou.

O zagueiro William concorda com Elias. "O Corinthians incomoda bastante gente mesmo, mas seria estranho se ele dissesse o contrário", afirmou.

Os Pendurados

O Corinthians entra em campo, nesta quarta-feira (03/11/2010), às 21h50, diante do Avaí, com o pensamento cauteloso para o clássico contra o São Paulo, no próximo domingo, às 17 horas, no Morumbi. Sete jogadores estão com cartões amarelos: Bruno César, Elias, Jucilei e Paulinho (que deve substituir Ralf, suspenso) são os titulares pendurados. Será que o juiz da partida dará cartões para estes atletas, se eles fizerem por merecer ou se o fizer, irá deixar claro que existe um complô contra o Corinthians? Este clima de denuncismo, acaba beneficiando quem?

CBF antecipa partida para não desfalcar o Corinthians

Convocados pelo técnico Mano Menezes, ex-treinador do Timão, para o amistoso da seleção brasileira contra a Argentina, em 17 de novembro, Jucilei e Elias asseguram que não irão desfalcar o Corinthians na reta final do Campeonato Brasileiro. Eles prometem ajudar o clube na corrida pelo quinto título nacional apesar do desgaste pela viagem de 14 horas até Doha, no Catar.

Antes de viajar com o time de Mano Menezes, a dupla corintiana terá um duelo decisivo contra o atual vice-líder Cruzeiro, em 14 de novembro, no Pacaembu, pela 35.ª rodada (partida novamente antecipada pela CBF). Após o jogo da seleção contra os 'hermanos', os atletas ficarão à disposição do técnico Tite antes da partida contra o Vitória, no Barradão, em 21 do mesmo mês.

Essa situação não é novidade para Elias. O volante atuou com a camisa verde e amarela na partida contra a Ucrânia, em 10 de outubro, na Inglaterra, e dois dias mais tarde se reapresentou ao Corinthians para enfrentar o Vasco, em São Januário. Ele destaca sua juventude e sua força para repetir feito e não prejudicar o Corinthians no momento em que apenas mais nove pontos estarão em disputa no Brasileirão.

Gostaria de perguntar novamente ao volante Elias, desta vez, beneficiado de forma evidente com a antecipação do jogo, se existe mesmo um complô contra o Corinthians? Será que o complô, não seria na verdade contra Fluminense e Cruzeiro, ou qualquer outro que se aproxime de fato com o Timão? Deixa pra lá, então... Vamos esperar e conferir...

Parece que o ano do tão celebrado Centenário, não pode mesmo fechar em branco!

Foto: Alexandre Loureiro/Vipcomm/Divulgação